Direção Defensiva

Todos os dias pessoas morrem decorrentes de acidentes de trânsito, muitas vezes por falta de cuidado ou despreparo do condutor.

Centros de treinamento de pilotagem são ótimas alternativas para se melhorar a forma de dirigir e evitar acidentes. Andar na cidade em meio a outros veículos parece ser fácil mas não é, veja algumas dicas de pilotagem para dirigir na cidade:

FAROL ACESO: além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente. O custo de uma lâmpada é bem menor que um acidente. Procure pilotar com o farol alto durante o dia. Além de ficar mais visível, você vai equilibrar o desgaste da lâmpada, já que durante a noite você usa muito mais o farol baixo.

ESTACIONAMENTO PARA MOTOS: sempre optar por estacionamentos exclusivos para motos do que estacionar entre carros, que ao sairem podem derrubar e avariar sua moto. Sempre estacione a moto com a frente para a rua e a traseira virada para a calçada, é mais fácil e seguro na hora de sair.

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita. Lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar à direita e não esperam que venha alguém pela direita. Ultrapasse sempre pela esquerda e procure ficar dentro do campo de visão do retrovisor externo do veículo a ser ultrapassado. Um bom macete é ficar de olho na roda dianteira dos automóveis: no caso de uma fechada, a primeira coisa que vai se deslocar na sua direção é a roda dianteira. Se achar complicado, procure observar o movimento de braços no volante para antever a intenção do motorista de mudar bruscamente de direção. Se você começar a reagir somente depois que perceber o veículo entrando na sua frente, pode ser tarde demais.

SEMÁFORO: ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado. Deixe sempre a pista para os carros. Alguém pode não vê-lo e bater na sua traseira. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

Nunca conduza um veículo sem habilitação, além de pôr em risco a sua vida e a de outras pessoas, você poderá ter o veículo apreendido, o proprietário do veículo poderá levar um baita multa e poderá ainda enfrentar um processo por dirigir sem habilitação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *