Ervas Medicinais

Nossa flora é repleta de ervas medicinais que ajudam, em muitos casos, a curar doenças impossíveis de serem tratadas com medicamentos industrializados.

Nossos ancestrais estavam acostumados a se auto-medicarem com ervas e plantas, uma vez que a industria farmacêutica não possuia tantos conhecimentos para produzirem remédios eficazes.

Os chás podem ser preparados por cocção ou infusão:

Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode levar de 3 a 15 minutos.

Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e logo depois abafar por cerca de 15 minutos. Este processo é utilizado para folhas, ervas aromáticas e flores. Nestes casos se as mesmas forem fervidas correm o risco de volatizar (perder as propriedades em função do calor), perdendo o sabor e poder medicinal do chá.

Dosagem: A dosagem da planta normalmente é de uma colher por chícara ou 20 gramas de erva por litro de água, variando conforme a planta.

Posologia: O chá pode ser tomado várias vezes durante o dia, preferencialmente longe das refeições, a não ser que o objetivo seja de tratar problemas digestivos.

Prazo de validade do chá: Nunca tome uma chá feito há mais de 24 horas, o mesmo entra em processo de fermentação, perdendo as propriedades da planta.

Tempo de Uso: Nunta tome um chá por mais de 30 dias, pois nosso organismo acostuma com sua substância fazendo com que seu efeito já não seja tão eficaz, o ideal é trocar de chá podendo retornar ao anterior tempos mais tarde.

Utensílios: Procure não utilizar utensílios domésticos metálicos na preparação do chá, eles retiram as propriedades da bebida medicinal, o ideal é utilizar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte.

Outras formas de ingestão eu uso:

-Banhos: Pode-se tomar banho de chá, com duração de 20 minutos cada, 3 vezes por semana, mudando de erva a cada mês.

-Compressas: Chás antiinflamatórios são bons para combater infecções.

-Gargarejos: São utilizados para atuar na garganta e cavidade bucal. Pode-se utilizar chá de cozinha depois de coado pois é antiinflamatório e anti-séptico.

-Inalações: Usado muito em caso de problemas com as vias respiratórias.

-Lavagens: Utilizado normalmente para lavagens vaginais (corrimento) e intestinais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *