Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego – PNPE

Conseguir o primeiro emprego sempre possue um grau de dificuldade para a maior parte dos jovens brasileiros, pensando nisso o Governo Federal criou o “Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE)”.

O PNPE é um conjunto de ações direcionadas para gerar empregos e preparar os jovens para melhor inserção no mercado de trabalho. O Programa Primeiro Emprego incentiva as empresas a contratarem jovens pagando um incentivo financeiro a cada vaga criada

As empresas podem participar do programa pela linha de responsabilidade social, contratando jovens cadastrados sem receber o incentivo (e neste caso, recebem certificação como empresa Parceira do Programa Primeiro Emprego) ou podem se beneficiar do incentivo financeiro destinado a todas as empresas que contratam jovens inscritos no Programa (o auxílio é de R$1.500 anuais para cada vaga criada).

Para participar do PNPE as empresas devem procurar um posto do Sine ou Delegacia Regional do Trabalho, chegando lá devem preencher um formulário, apresentar as certidões negativas do INSS, FGTS e da Receita Federal e assinar o termo de adesão.

Os jovens interessados em participar do Programa devem cumprir as seguintes exigências:

-não ter vínculo empregatício anterior;

-ser membro de família com renda per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo;

-estar matriculado e cursando ensino fundamental, médio ou cursos de educação de jovens e adultos (supletivos);

Esses jovens devem procurar o Sine ou Delegacia Regional do Trabalho de sua Cidade e apresentar carteira de trabalho e comprovante de escolaridade, fazer o cadastro e esperar ser chamado.

Para saber mais acesse o www.mte.gov.br/futurotrabalhador/primeiroemprego/default.asp.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *