Quarta-Feira de Cinzas: Quaresma

Dentre muitas datas importantes para os católicos está a quarta-feira de cinzas que é o primeiro dia da quaresma do calendário cristão ocidental.

É o momento em que se um cristão se sente movido pelo Senhor ele deve observar a quarta-feira de cinzas, é o momento de se arrepender de atividades pecaminosas e se identificar como um cristão. Deve-se ir a missa.

E o que é a quaresma? quando começa a quaresta?

A quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.

Ela ocorre quarenta dias antes da páscoa sem contar os domingos ,que não são incluídos na quaresma, e quarenta e seis dias antes da sexta-feira santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *